O Modelo OSI de Sete Camadas: Onde a camada 0 (zero) se encaixa?
Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!!
Do original OSI Seven-Layer Model: Where Does Layer 0 Fit In? Ron Tellas. 1/11/18
Para melhor descrever e entender os acontecimentos em sua infraestrutura de rede, em meados da década de 1980, a Organização Internacional de Padronização (ISO) desenvolveu o modelo Open Interconnection System (OSI). Ele define uma estrutura de rede como tendo sete camadas diferentes de protocolos.
Em meados da década de 1980, a Organização Internacional de Padronização (ISO) desenvolveu o modelo Open Interconnection System (OSI). Ele define uma estrutura de rede como tendo sete camadas diferentes de protocolos.
O modelo OSI de sete camadas se parece com isto (acesse o link disponível no final deste artigo se você deseja rever o desenho das sete camadas do modelo OSI).
Mas falta um componente importante do modelo OSI de sete camadas: a infraestrutura de cabeamento.
Tem havido um debate na indústria se a camada 1 tem o mesmo significado daquilo apelidado de “camada 0” para representar a infraestrutura de cabeamento. Nós pensamos que a resposta para isso é “não” – e neste artigo mostramos o porquê.
Como o modelo OSI de sete camadas descreve, a camada 1 é conhecida como a “camada física”. É a primeira e menor camada do modelo e é onde os sinais eletrônicos definidos são transmitidos e recebidos. Envolve a transmissão de bits brutos – não pacotes de dados lógicos – e serve como uma interface com a camada de enlace de dados. Aqui é onde você provavelmente encontrará o fluxo de bits agrupado em símbolos que são convertidos em um sinal físico. A camada 1 não define coisas como os caminhos (vias) da infraestrutura de cabeamento, racks, gabinetes ou gerenciamento de cabos.
Como alguns profissionais em nossa indústria têm explicado, camada 1 “trabalha” com conexões físicas, cabos, conectores e placas de interface de rede. Mas esta camada não trata diretamente com o meio físico: o cabeamento de cobre ou de fibra, por exemplo.
Como o cabeamento não se encaixa na camada 1 do modelo OSI de sete camadas e, portanto, não se encaixa em nenhuma outra camada – nós gostamos de nos referir à infraestrutura de cabeamento como camada 0. Ela é a camada mais importante em sua infraestrutura de rede e a chave para garantir uma comunicação consistente, confiável e rápida entre dispositivos de rede (conectados com ou sem fio).
A camada 1 é definitivamente importante para garantir uma transmissão de sinal confiável. Mas a camada 0 oferece uma oportunidade para criar uma base que possa suportar adequadamente as camadas identificadas no modelo OSI de sete camadas.
Outra diferença fundamental entre a camada 1 e a camada 0 é a frequência de substituições ou atualizações. Os componentes na camada física conforme definido pelo modelo OSI de sete camadas são frequentemente substituídos a cada três a cinco anos à medida que a tecnologia muda. A Camada 0, no entanto, é frequentemente instalada para 15 ou 20 anos – ou mais. Isso significa que deve ser projetado para durar – e suportar.
Uma camada 0 bem projetada e corretamente instalada, seguindo padrões e diretrizes da TIA, oferece muitos benefícios:
- perda de sinal reduzida, graças a cabos, suporte e roteamento adequados – o que, em última instância, otimiza o desempenho da rede;
- Manutenção de rede simplificada e movimentações, adições e mudanças mais rápidas, que podem ser concluídas sem um grande tempo de inatividade da rede;
- Suporte para novas tecnologias e demanda para aumento da largura de banda.
Por outro lado, uma camada 0 que não está bem projetada ou instalada corretamente pode causar:
- Inibição da transmissão do sinal;
- Falta de flexibilidade ou escalabilidade ao longo do tempo;
- Movimentações, adições e mudanças difíceis e demoradas;
- Requisitos de manutenção complicados.
Por exemplo: À medida que nossos locais de trabalho se movem em direção a um modelo de construção digital, mais dispositivos querem se conectar as redes. Isso exigirá mais pontos de acesso sem fio para permitir que os dispositivos IP se conectem a uma rede com fio, bem como uma infraestrutura de cabeamento que possa suportar esse afluxo de dispositivos.
Um edifício digital não pode funcionar como pretendido e oferecer todos os benefícios prometidos, se seu sistema de cabeamento – camada 0 – não foi projetado para suportá-lo. Existe um limite para o número de dispositivos que se conectam, se eles podem ou não se comunicar, quão rápido eles funcionam e se os gargalos e desacelerações ocorrem ou não durante períodos de uso intenso.
A Belden é especializada na camada 0, ajudando as empresas a selecionar e implementar infraestrutura de cabeamento para suportar pessoas, dispositivos e aplicativos conectados à sua rede. Cada camada deve ser projetada de forma diferente, com base nas necessidades da empresa. Nós levamos tempo para realmente entender o que você precisa – e o que você não precisa – para abordar as áreas mais críticas da sua rede.
Ron Tellas
Ron juntou-se a Belden em 2016 para ajudar a definir o roteiro da tecnologia e aplicações na empresa. Antes disso, ele desenvolveu cabos e conectividade para a Panduit e Andrew Corporation. Ron Tellas é um SME em RF Design e Propagação Electromagnética e possui uma BSEE da Purdue University, um MSEE da IIT e um MBA da Purdue University.
Disponível em:
Acessado em 12/01/2018.
Tradução livre e adaptação de Ademar Felipe Fey em 24/02/2018