O protocolo IP da última geração (IPV6) está finalmente ganhando popularidade

O protocolo IP da última geração (IPV6) está finalmente ganhando popularidade.

O ciberespaço está ficando com mais espaço em termos de endereços IP.

Do original our spacious next-gen internet is finally catching on as ipv6 spreads by Stephen Shankland, june 6, 2018 5:50 pm PDT.

Vários países (acesse o link https://www.cnet.com/news/spacious-next-gen-internet-finally-catching-ipv6-spreads/ para verificar o mapa), tais como EUA, Japão, Alemanha, Índia, Brasil, usam conexões de rede IPv6 em mais de 15% do tempo, de acordo com o relatório de 2018 da Internet Society sobre a transição da antiga tecnologia IPv4.

Nota do Tradutor: os relatórios do tráfego IPv6 do Facebook, dia 20/06/2018, apontam para utilização de praticamente 25 %.

Sociedade da Internet

As coisas estão melhorando para a nossa próxima geração de internet.

Há duas décadas, os engenheiros criaram a tecnologia chamada IPv6 – Internet Protocol versão 6. Resolveu uma grande deficiência de seu antecessor, o IPv4: uma limitação do número de dispositivos que poderiam ser conectados à Internet para apenas 4,3 bilhões. Mas, apesar de você poder conseguir um endereço IPv6 para o seu computador desde 1999, poucos se importaram com isso. Foi muito trabalho e despesa para muito pouco benefício.

Mas a escassez de endereços do IPv4 tornou-se um problema cada vez pior – você notou que todos os telefones que podem se conectar à rede agora, por exemplo? Então, empresas de tecnologia se uniram para tentar avançar o IPv6. O resultado: o Dia Mundial do IPv6 em 8 de junho de 2011, quando gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Yahoo testaram sites IPv6 para encontrar qualquer problema. Para uma sequência, eles reiniciaram essas conexões IPv6 e as deixaram no início do Dia Mundial do Lançamento do IPv6, 6 de junho de 2012.

Naquela época, ainda havia o risco de que o IPv6 não atraísse uma massa crítica de uso, mesmo com os grandes especialistas em tecnologia a bordo. O resultado teria sido uma internet complicada por truques multicamadas chamado de (protocolo) tradução de endereços de rede, ou NAT, que permitem que vários dispositivos compartilhem o mesmo endereço IP. Mas as estatísticas divulgadas na quarta-feira por um organizador de IPv6, a Internet Society, mostram que o IPv6 está crescendo de forma constante, com cerca de um quarto de nós agora usando o mundo inteiro. Parece que finalmente estamos nos movendo para um futuro que está ao nosso alcance desde o governo Clinton (EUA).

“Embora haja obviamente mais a ser feito – como implementar o IPv6 nos outros 75% da Internet – está ficando claro que o IPv6 veio para ficar e está bem posicionado para suportar o crescimento da Internet nas próximas décadas”, disse Lorenzo Colitti, engenheiro de software do Google, que trabalha no IPv6 há anos.

Isso está começando a ajudar os dispositivos a usar redes sem essas obstruções e intermediações do NAT.

“Estamos começando a ver os benefícios em termos de conectividade de ponta a ponta restaurada”, disse Colitti. “Por exemplo, os aplicativos Android no Chrome OS têm conectividade IPv6 de ponta a ponta, sem NAT, graças a um endereço IPv6 dedicado, que é algo que não é possível usando o IPv4.”

Quanto espaço tem o IPv6? O suficiente para fornecer endereços de rede para 340 undecilhões de dispositivos – que equivale a dois elevado na potência de 128 (2128), ou 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 se você está mantendo a pontuação correta.

Dicas sobre livros que tratam do IPv6 e que podem lhe auxiliar no domínio deste novo protocolo (clique no título para obter maiores informações):

Disponível em: https://www.cnet.com/news/spacious-next-gen-internet-finally-catching-ipv6-spreads/

Acesso em: 24/06/2018

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em IPV6, Redes de Computadores, Telecomunicações e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s