As seis melhores linguagens de programação para aprender agora

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

As seis melhores linguagens de programação para aprender agora

Quais linguagens de programação são mais populares entre os desenvolvedores e como começar a aprendê-las.

Nota do Tradutor: para homenagear meus ex-alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o artigo traduzido deste mês trata das linguagens de programação utilizadas para desenvolvimento de sistemas aplicativos.

O profissional de infraestrutura de redes também pode aumentar seu conhecimento sobre os sistemas operacionais ao conhecer linguagens de programação específicas, algumas citadas no texto.

Do original The six best programming languages to learn right now Por Nick Heath | 30 de julho de 2018, 5:04 AM PST

Saber qual linguagem atenderá às suas necessidades pode ser assustador para novos desenvolvedores.

Para esclarecer esse problema, hubs de desenvolvedores como o Stack Overflow e o GitHub liberam dados nas linguagens mais populares nas suas plataformas.

Abaixo estão as linguagens de programação que surgiram nas maiores pesquisas com desenvolvedores em 2018.

Aqui está o que você precisa saber sobre cada linguagem, os trabalhos que as exigem e como iniciar a aprendê-las.

1.  JavaScript


Para que é usada?
Embora o JavaScript tenha se originado como uma linguagem de script da Web, hoje ela é usado em tudo, de node.js a Node-RED. Dito isso, a maioria dos trabalhos solicitando JavaScript está relacionada à Web.

Historicamente, o JavaScript tinha uma reputação questionada devido ao comportamento imprevisível e sua abordagem idiossincrática. No entanto, versões mais recentes da linguagem resolvem algumas dessas preocupações e derivações como o TypeScript permitem que os desenvolvedores construam programas maiores e mais complexos.

Trabalhos típicos: desenvolvedor da Web, desenvolvedor de pilha completa, desenvolvedor front-end.

Tutorial para começar: tutorial oficial Mozilla

Idioma alternativo: Existe uma variedade de linguagens spin-off de JavaScript, com o uso de TypeScript que está crescendo rapidamente e com um pouco de esforço pode ser usado no lugar do JavaScript.

Comunidades on-line: Stack Overflow e os Learn JavaScript e JavaScript.

2.  Java

Para que é usada? Java é o cavalo de batalha da empresa moderna, tendo sido a linguagem escolhida para escrever software empresarial no lado do servidor por mais de uma década. Além dos negócios, o Java também é uma linguagem oficial para o desenvolvimento de aplicativos para Android e também é usado para jogos e aplicativos da web.

Sua natureza onipresente significa que os desenvolvedores Java continuam em alta demanda. O Java agora está no release 10, a versão Java mais usada.

Trabalhos típicos: engenheiros de software, arquitetos de software e engenheiros de DevOps.

Tutorial para começar: O tutorial oficial Oracle.

Idioma alternativo: Kotlin, uma linguagem de programação oficial do Android que combina linguagem moderna com 100% de interoperabilidade Java e para a qual a popularidade está explodindo.

Comunidades on-line: Stack Overflow e Learn Java subreddit.

3. Python


Para que é usada?
O atual boom de aprendizado de máquina (machine-learning) aumentou o número de desenvolvedores de Python. Fora da linguagem no uso de big data analytics, a versatilidade do Python é óbvia em sua variedade de usos, desde aplicativos da Web e de desktop até a orquestração de operações do sistema.

O código Python é relativamente fácil de ler e entender, suporta vários paradigmas de programação, possui uma ampla variedade de bibliotecas de software que podem ser descartadas em código e podem ser dimensionadas para aplicativos grandes.

Jacqueline Kazil, diretora do conselho da Python Software Foundation (PSF), previu que a popularidade do Python continuará a crescer, ao lado da demanda por aprendizado de máquina.

Trabalhos típicos: Engenheiro de dados, desenvolvedores full-stack, engenheiros de software.

Tutorial para começar: O  tutorial oficial para aprender Python.

Linguagens alternativas: R para data science, Ruby for DevOps

Comunidades on-line: Stack Overflow e o Python e Learn Python

4. PHP

Para que é usada? Uma linguagem antiga e frequentemente criticada, amplamente utilizada na Web para ajudar servidores de páginas da Web e aplicativos.

Apesar de receber duras críticas por falhas em seu design, o PHP sobrevive há décadas e ainda sustenta sistemas CMS populares como o WordPress e o Google. Como o Java, a natureza generalizada do PHP não é fácil.

Trabalhos típicos: Desenvolvedor Web, desenvolvedor WordPress PHP

Tutorial para começar: PHP The Right Way

Linguagem alternativa: Uma boa linguagem alternativa de script do lado do servidor pode ser Python ou JavaScript em execução em um ambiente node.js.

Comunidades on-line: o canal #phpc em irc.freenode.com, Stack Overflow and the Learn PHP subreddit.

5. C #

Para que é usada? A linguagem orientada a objetos da Microsoft tem a vantagem de ser bem documentada, relativamente fácil de aprender, com muitas bibliotecas de software úteis para evitar que os desenvolvedores reinventem a roda.

A linguagem, criada em 2000 como rival do Java, roda no framework .NET da Microsoft e é popular para construir aplicativos de desktop do Windows, e, mais recentemente, aplicativos móveis. Seus usos crescem conforme as ferramentas Xamarin permitem que o C # seja usado para escrever aplicativos para Android, iOS e outros dispositivos móveis.

Trabalhos típicos: Desenvolvedor Full-stack, desenvolvedor .NET, desenvolvedor web.

Tutorial para começar: Este Microsoft course on C# fundamentals.

Linguagem alternativa: C ++ para aplicativos do Windows, JavaScript com uma estrutura como React para aplicativos web.

Comunidades on-line: C-Sharp corner, Stack Overflow, e CSharp e Learn CSharp subreddits.

6. C ++

Para que é usada? C ++ é a favorita para jogos e aplicativos de negócios complexos, largamente usada devido a ser capaz de executar de forma extremamente eficiente, além de oferecer controle preciso sobre o uso da memória.

Sua capacidade de extrair o melhor desempenho dos sistemas significa que é uma opção popular para softwares executados em placas de microcontroladores, bem como para softwares de baixo nível em PCs, como sistemas operacionais e drivers de hardware. A desvantagem é que o C ++ pode ser difícil de aprender devido à complexidade da linguagem.

Trabalhos típicos: engenheiro de software incorporado, engenheiro de software de motor de jogo, desenvolvedor de software de sistema.

Tutorial para começar: o Learn C++ site.

Linguagem alternativa: Apesar de ainda ser um trabalho em progresso, a Mozilla tem como objetivo dar à linguagem de programação Rush um desempenho similar ao C ++, ao mesmo tempo em que adiciona um bom controle sobre o gerenciamento de memória.

Comunidades on-line: Stack Overflow e C++  subreddit.

As linguagens acima são aquelas que aparecem no range das Top 10 das seguintes listas: as tecnologias mais populares no 2018 Developer Survey e no RedMonk’s Programming Rankings do StackOverflow.

Nick Heath é o principal repórter da TechRepublic. Ele escreve sobre a tecnologia que os tomadores de decisão precisam saber e os últimos acontecimentos no cenário tecnológico europeu.

Disponível em:  https://www.techrepublic.com/article/the-six-best-programming-languages-to-learn-right-now/?ftag=TRE684d531&bhid=23192519792499285520320129019339

Acesso em: 31/07/2018

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações, Tendência em Redes e áreas afins e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s