O que esperar das SD-WANs em 2019

O que esperar das SD-WANs em 2019

Confira nossos E-books, Cursos, Videoaulas e Artigos em Infra de Redes!

Do original What to expect from SD-WANs in 2019 by By Zeus Kerravala,
Network  World | DEC 14, 2018 9:27 AM PT

O SD-WAN amadurece, saindo da fase de early adopters (primeiros usuários) e entrando no mainstream (mercado convencional). Isso significa grandes mudanças à frente para o mercado.

Nos círculos das redes, talvez não haja um tópico mais interessante agora do que a WAN definida por software (SD-WAN). Considerando que a tecnologia WAN ficou parada por quase três décadas, isso faz sentido, já que a maioria das empresas tem uma WAN que está muito atrasada para uma renovação e atualização de arquitetura – e as SD-WANs fazem disso uma realidade.

As SD-WANs estão, definitivamente, saindo da fase de early adopters e entrando na adoção mainstream. E sempre que uma tecnologia faz isso, o mercado muda. Abaixo estão as principais maneiras que as SD-WANs irão alterar em 2019.

Menos foco na redução de custos

A onda inicial de SD-WANs foi vendida com a promessa de reduzir os custos de rede substituindo o MPLS por banda larga. Se uma empresa está disposta a abandonar todo o seu MPLS, e isso é um grande problema, e substituí-lo totalmente pela banda larga, isso economizará dinheiro em transporte. No entanto, provavelmente será necessário adicionar algumas tecnologias de otimização para compensar a imprevisibilidade da banda larga.

Além disso, a maioria das empresas executa redes híbridas nas quais adicionam banda larga ao que já estão fazendo, portanto, não há redução de custos nesse cenário. As empresas nunca devem fazer um projeto de TI com o único objetivo de economizar dinheiro, pois há outras maneiras de realizar isso. Os fornecedores se conscientizaram e não estão aumentando tanto esse ângulo, o que é bom porque há muito mais para a SD-WAN do que economizar alguns dólares nos custos de rede.

Mais foco na segurança

Quando uma empresa migra para uma SD-WAN, ela deve alterar a arquitetura da rede. Afastar-se da topologia Hub and Spoke e ativar um saída para a Internet local permite que os usuários acessem os serviços de nuvem diretamente da filial. Isso tem um impacto profundo na segurança cibernética, pois o número de pontos de entrada e saída varia de uma para centenas ou até milhares, dependendo do número de filiais.

A segurança não pode mais ser vista como algo que se faz após a implantação de uma SD-WAN. Em vez disso, ela precisa ser incorporada à arquitetura. Espere ver um aumento nas opções de implantação, incluindo segurança na nuvem, dispositivos virtuais e serviços em contêiner.

Serviços SD-WAN mais gerenciados

As WANs herdadas são altamente ineficientes, mas simples. As SD-WANs são ágeis, eficientes e oferecem melhor desempenho do aplicativo, mas podem ser complexas. Os profissionais de rede precisam tomar várias decisões que nunca tiveram antes, incluindo onde fazer a descoberta da Internet local, o nível de mesclagem, os critérios de seleção de caminho, como se conectar a nuvem e que tipo de segurança implantar.

Além da complexidade, não há provedor de banda larga global ou mesmo nacional, de modo que as grandes empresas enfrentam dezenas de contratos. Junte tudo isso e muitas empresas provavelmente desistirão do modelo “faça você mesmo” e utilizarão um provedor de serviços gerenciados por SD-WAN.

O mercado ficará superlotado

A mudança para serviços gerenciados e de segurança criará uma onda de novos fornecedores. Atualmente, há 20 fornecedores no “Gartner’s WAN edge Magic Quadrant” que oferecem SD-WAN. Nos últimos anos, muitos dos fornecedores e empresas de telecomunicações da UCaaS adicionaram o SD-WAN aos seus portfólios, adicionando mais 20 ao grupo. Em 2019, devemos esperar que mais provedores de serviços gerenciados (MSPs) e fornecedores de segurança de ponta entrem nesse mercado, dando às empresas mais de 50 possibilidades. Os compradores que gostam de escolha certamente não terão escassez de opções.

Consolidação do mercado acelera

Nos últimos anos, tem havido uma série de aquisições, à medida que os maiores fornecedores de tecnologia procuram entrar rapidamente nas SD-WANs. O grande número de opções disponíveis para as empresas é uma ótima notícia para os compradores, mas é ruim para o mercado porque há muito mais oferta do que demanda. Isso significa que, se você estiver fazendo uma compra de SD-WAN, deve evitar fornecedores menores, pois eles podem estar com problemas financeiros? De modo nenhum. O cenário mais provável é que muitos dos fornecedores menores sejam adquiridos, para que a tecnologia não desapareça, apenas a propriedade trocará de mãos.

Sobre o autor:

Zeus Kerravala é o fundador e principal analista da ZK Research e fornece uma combinação de conselhos táticos para ajudar seus clientes no atual clima de negócios.

Disponível em: <https://www.networkworld.com/article/3328836/sd-wan/what-to-expect-from-sd-wans-in-2019.html&gt;

Acesso em: 28/01/2019

Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 01/02/2019

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações, Tendência em Redes e áreas afins e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s