3 habilidades essenciais para profissionais de rede

3 habilidades essenciais para profissionais de rede

Do original 3 essential skills for network professionals por Mary Shacklett em Networking em 20 de agosto de 2019, 7:58 PST.

Ao contratar ou treinar profissionais de rede, os CIOs devem se concentrar no conhecimento da infraestrutura de TI além de redes, conhecimento em nuvem e inclusão no processo de orçamento.

Os profissionais de rede anteriormente (eram) focados na taxa de transferência de rede, localização de servidores e gerenciamento de dispositivos, segurança, firewalls etc., mas com mais computação indo para a nuvem, eles assumem novas funções que envolvem gerenciamento de dados e arquitetura de TI. Esses são os novos conjuntos de habilidades que todo profissional de rede precisa (ter):

1. Conhecimento da infraestrutura de TI além das redes

IoT, dispositivos móveis e iniciativas como o Manufacturing 4.0 estão empurrando mais TI para os limites das empresas. Isso significa que as redes precisam ser escalonadas monoliticamente para serem maiores ou, o que é mais provável, serem segmentadas em uma série de redes menores que fazem coisas especializadas.

Se as redes são separadas em funções como uma rede de manufatura para uma planta separada da rede corporativa principal, ou se uma empresa possui uma rede de engenharia reservada apenas para engenheiros que trabalham em novos produtos, em que momento essas redes se envolvem uns com as outras para que elas possam trocar informações vitais? Ou elas nunca irão se comunicar? E se as redes trocam dados, quais informações podem ser trocadas e quem tem permissão de segurança para acessar essas informações?

Essas são todas as novas questões relacionadas à rede que as empresas estão enfrentando. O resultado é que mais profissionais de rede estão sendo solicitados nas salas de conferência para interagir com desenvolvedores de aplicativos e DBAs nos estágios iniciais do design de sistemas e processos de negócios, porque, com mais computação de ponta, a arquitetura de rede certamente estará envolvida.

A consequência disso é que os profissionais de rede precisam ir além do servidor tradicional, roteador, cabo, backup de UPS e configuração de dispositivos da rede. Eles precisam de uma compreensão mais holística dos sistemas corporativos e processos de negócios para prepará-los melhor para trabalhar com DBAs, programadores de sistema e outros no design da infraestrutura de TI. Poucas escolas ensinam isso – os profissionais de rede que possuem habilidades de infraestrutura expandida provavelmente as aprenderam no trabalho (ou seja, na prática).

O ponto principal para os CIOs e os gerentes seniores de TI é que os conjuntos de habilidades na área da rede precisam ser expandidos. A melhor maneira de fazer isso é através do treinamento no trabalho, para que a equipe existente possa assumir um conjunto mais amplo de responsabilidades de infraestrutura ao projetar, configurar e dar suporte a redes.

2. Conhecimento em nuvem

O conhecimento da rede também precisa ser expandido para além das paredes da empresa e para as trocas de informações e restrições de largura de banda das trocas e comunicações de nuvem para nuvem e nuvem para Data Center. É necessário escolher quais sistemas implantar na nuvem e quais manter internamente. Os requisitos de rede fazem parte dessas decisões. O backup, a segurança e o desempenho da rede também são questões que devem ser abordadas nos modelos de computação híbrida.

Este trabalho exige que os profissionais de rede desenvolvam competências em redes internas e de área ampla (rede WAN). Eles também devem ser comunicadores capazes e se envolver com fornecedores externos de telecomunicações e nuvem, que também têm um papel colaborativo essencial para manter as redes em funcionamento.

3. Participe do processo orçamentário

Historicamente, os gerentes de rede estão envolvidos no orçamento quando envolvem redes internas ou redes de longa distância que envolvem vincular sites remotos a um escritório central; mas com a nuvem, a IoT e a computação distribuída na extremidade, as funções de rede no processo de orçamento também devem se expandir.

Por exemplo, se o plano é automatizar uma fábrica, os profissionais de rede devem trabalhar ao lado dos profissionais de aplicativos no projeto de sistemas para automação que incluem não apenas os custos de software e servidor, mas também os custos de expansão da rede. Se o plano é expandir sistematicamente a automação na fábrica por um período de cinco anos, os profissionais de rede e os profissionais de sistema devem poder expandir suas necessidades técnicas e orçamentárias.

Em muitos casos, os profissionais de rede cresceram com uma rotina constante de implantações técnicas e solução de problemas de hardware, e muitos não tiveram um papel importante no orçamento. Eles podem não ter as habilidades necessárias para definir orçamentos plurianuais e trabalhar com finanças em equipamentos, amortizações de software ou programações de depreciação. Essas são as habilidades de planejamento financeiro que os CIOs devem procurar ao contratar profissionais de rede que desenvolvem em seus próprios funcionários.

Disponível em: <https://www.techrepublic.com/article/3-essential-skills-for-network-professionals/?ftag=TREee10240&bhid=23192519792499285520320129019339>

Acesso em: 01/09/2019

Sobre ademarfey

Professor de TI aposentado. Escritor na área de Redes de Computadores e Telecomunicações. Também pesquisa a Imigração Alemã no Brasil desde 2017.
Esse post foi publicado em Redes de Computadores, Telecomunicações, Tendência em Redes e áreas afins e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s